Ynternix

O que é trojan (cavalo de troia): O pior vírus de computador

Há vírus espalhados por todos os cantos, mas um chama mais a atenção: O “cavalo de troia” – Saiba o que é trojan e como este programa age nos computadores.

0 2.520
0
Vote neste artigo!
Você sabe o que é trojan?

Antes de tudo, se você conhece a história dos melhores hackers do mundo e deu também uma lida nos piores vírus de computador, então já sabe que Trojan gira em torno desses dois assuntos. Mas, você sabe realmente o que é Trojan, qual a origem desse nome e quem foi (ou foram) o desenvolvedor?

Você sabe o que é Trojan?

Imagem 1 de 619 de jan de 2018
Sabe o que é trojan?
Sabe o que é trojan?

O trojan é um programa malicioso, ou seja, é usado para práticas de roubo e invasão em computadores. Geralmente, o vírus é camuflado a programas legítimos, desse modo, fica mais fácil da vítima executá-lo e, depois, fazer a instalação diretamente no computador.

A origem do nome Trojan e sua história

Imagem 2 de 619 de jan de 2018
ProRat v2.1 - O programa trojan
ProRat v2.1 – Uma das versões do trojan

O nome Trojan foi dado aos programas maliciosos de computador em decorrência da famosa Guerra de Troia, em que um grande cavalo de madeira foi oferecido de presente, como um pedido de amizade e paz dos gregos para os troianos. Como era um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade, e este estava oco, e cheio de soldados que saíram e abriram os portões para que os outros entrassem.

A ideia é basicamente a mesma: Trojan é o nome que recebem os programas maliciosos que podem ser instalados no computador com a aparência de um programa normal, comum e legítimo. Também conhecidos como Cavalos de Tróia ou Trojan Horse, esses possibilitam que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a uma porta do seu computador, invadindo-o e coletando dados pessoais.

Como o vírus Cavalo de Troia age no computador

Imagem 3 de 619 de jan de 2018
O que é trojan e com ele age
O que é trojan e com ele age

Depois de ter sido instalado, o trojan realiza duas ações; primeiro, abre uma porta através do IP do computador infectado, que é chamado de “servidor”. Segundo, é de conectar o “cliente” através do servidor, realizando a invasão e roubo de dados.

Tipos mais comuns de Trojan

São dois os tipos mais comuns, os Keyloggers, e os Backdoors. Os Keyloggers, normalmente, são usados para roubo de informações, como senhas, enquanto os Backdoors são aqueles que possibilitam que sejam abertas as portas que as pessoas mal-intencionadas usam para invadir seu computador. Normalmente, não se auto copiam, diferentemente dos Worms e vírus, ou seja, não precisam infectar outros programas para serem executados, já que possuem autonomia para instalar-se com arquivos que, quando apagados, inclusive, podem acabar gerando perda de dados dos computadores.

São mais perigosos justamente por serem autossuficientes. Alguns programas de antivírus não os identificam como ameaças, por isso se faz necessária uma cautela extra ao executar arquivos sejam de origem duvidosa ou desconhecidos.

Um dos mais conhecidos, mais avançados e mais poderosos trojans, é o Zbot, ou Zeus, que tem diversas funções e é constantemente atualizado por crackers. Daí, vem a importância de sempre atualizar o seu computador e ter, pelo menos, o um bom antivírus instalado.

Como estes arquivos chegam até o usuário?

São diversas formas de ser infectado por um trojan. Estes chegam a partir de e-mails, arquivos anexos, arquivos de música, sites maliciosos que instalam programas sem permissão, além de virem escondidos com outros softwares que, normalmente, são baixados pelos usuários que acabam tendo seus computadores infectados.

Depois de saber o que é trojan, outra pergunta surge: Quem o inventou?

Imagem 4 de 619 de jan de 2018
Trojan, um dos piores vírus da história
Trojan, um dos piores vírus da história

Você já sabe que os trojans são responsáveis por invasões e roubo de informações, mas, infelizmente, não é possível saber quem foi o seu criador, há alguns relatos que apontam para o melhor hacker do mundo, já outros para um grupo de hackers e crackers anônimos. Quanto ao seu surgimento, foi nos primórdios, provavelmente na década de 70, porém, hoje podemos dizer que o cavalo de troia faz parte dos piores vírus de computador.

Como se prevenir contra Trojan

Como mencionamos anteriormente, a principal forma de se ver livre de programas como estes, é ter muita cautela ao executar arquivos vindos de terceiros. O correto é instalar somente quando se sabe a procedência do desenvolvedor do programa e da sua credibilidade. É claro que ter um antivírus de confiança instalado em seu computador ajuda muito, desde que sempre atualizado.

Fique atento aos perigos encontrados na internet, por isso, recomendamos a escolha do melhor antivírus pago.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.