Ynternix

O que é 4k e qual a diferença pra Full HD?

Já ouviu algum vendedor mencionar em Ultra HD ou 4K ao tentar vender alguma TV? Pois bem, se ainda não sabe o que é 4K e qual a diferença para Full HD, deve conferir este artigo logo.

11 10.494
0
Vote neste artigo!
HD vs Ultra HD
HD vs Ultra HD
Imagem 1 de 308 de mar de 2016
resolução normal vs HD vs Full HD VS Ultra HD
Resolução normal vs HD vs Full HD VS Ultra HD

Todos sabemos que a tecnologia evolui mais rápido do que um piscar de olhos, com isso, novas ferramentas, apetrechos e termos surgem. Atualmente, já contamos com um bom número de canais em Full HD, aquela imagem nítida e bem definida que todos sonhavam em ter quando ainda nem se falava em televisão plasma e ultrafina.

Mal respiramos e, agora (para não dizer há tempo), já é possível ouvir, quer dizer, já é possível ver a resoluções em 4K – 2 vezes maior; 2 vezes mais nítida; 2 vezes mais detalhada a imagem de qualquer televisão que aceite a recente tecnologia, ou seja, o dobro de tudo que mal começamos a usufruir em nossos televisores Full HD.

Mas… Será que toda essa evolução vale a pena? Para isso, iremos entrar em uma discussão apontando os prós e contras dessa tamanha resolução.

Antes de tudo, você sabe o que é resolução?

Para aqueles menos por dentro do assunto, resolução nada mais é do que o número de Pixels que um televisor pode “Enxergar” e exibir na tela. Quando falamos de Resolução Full HD dizemos que é composta por 1920 x 1080 pixels. Isso significa que será exibido 1920 pixels por linha e 1080 por coluna.

O porquê do nome “4K” e Ultra HD

Imagem 2 de 308 de mar de 2016
HD vs Ultra HD
O que é 4k e qual a diferença pra Full HD?

Comparando a resolução Full HD, os números de pixels dobram na tecnologia 4K, passando para 3840 por 2160. Por esse motivo que também podemos chamá-la de Ultra HD, sendo que seu nome foi atribuído justamente porque K = 1000, ou seja, 4000 de resolução (número arredondado de 3840p).

Quais as vantagens de possuir uma TV em 4K?

Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Abaixo, listamos as características mais marcantes e que beneficia o consumidor:

  • Geralmente, acompanha outras tecnologias como IPS para um melhor aproveitamento da qualidade da imagem;
  • Nessa resolução, não haverá imagens distorcidas em uma tela acima de 42 polegadas;
  • Com o aumento de pixels na tela, a nitidez aumenta;

E agora? Devo jogar minha TV Full HD da Samsung de 80 polegadas no lixo?

Imagem 3 de 308 de mar de 2016
Smart TV da Samsung
Smart TV da Samsung

Calma, não é para tanto assim. Por mais que a tecnologia 4K possua diversos benefícios, os recursos externos que temos não oferecem qualidade suficiente para o uso dessa resolução, abaixo listamos alguns fatores extremamente negativos que vão ajudar a explicar melhor:

  • Canais de streaming de vídeos em 4K ainda é algo quase inexistente, mas que já vem ganhando certa popularidade, principalmente no Youtube e Netflix;
  • O custo para se produzir qualquer mídia em resolução Ultra HD ainda é muito caro, tornando, muitas vezes, um desafio para a indústria cinematográfica;
  • A diferença entre a resolução Full HD e 4K é quase imperceptível ao olho humano;

4K a resolução mais desejada para games

Imagem 4 de 308 de mar de 2016
4K nos jogos
4K nos jogos

Temos que admitir que, ao passar para o lado dos jogos, o efeito da qualidade da imagem é ainda maior, porém, você vai ter que desembolsar uma placa de vídeo mais potente, sendo, proporcionalmente, mais cara junto, também, com um monitor equivalente a potência e preço…

E o preço disso tudo, como fica?

Como você pôde ver, existem muitas qualidades e vantagens ao ter uma televisão mais moderna com tecnologia mais nova, porém, o precinho a pagar por isso chega a ser de tamanho equivalente ao nome (4k = 4000).

Nossa opinião. Vale ou não apena adquirir uma TV 4K?

Em nossa opinião. Agora não é hora de investir em 4K. Vamos deixá-la caminhar mais um pouco para que possamos ter mais canais disponíveis nessa resolução e uma queda dos preços dos televisores que adotam a tecnologia.

Com isso, caro leitor, deixamos a seguinte pergunta para você responder nos comentários: Quanto tempo você acha que levaria para baixar um vídeo/filme em 4K usando sua internet?

11 Comentários publicados. Comente também!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. Estou pesquisando para comprar uma tv, porém suas avaliações mim ajudarão bastante.

    0
  2. Minha internet é de 1Giga, então 4 Semanas(KKK),”Que isso bixoo!!!!!!!!”

    0
    1. Sr.YX

      Que pena, mas veja pelo lado bom, a do nosso amigo abaixo é 15 vezes maior que a sua 😆 😆 😆

      1
    2. Olha aqui querido, eu não te perguntei nada viu!!!! 😆 😆 😆

      1
    3. Sr.YX

      😳 😳 😳 Obrigado pelo comentário 🙂 ❤

      0
  3. Um filme de 2 horas em média são 15 giga , minha internet fibra ótica 15 mega , leva em média 1 hora pra baixar 😅 vale muito a pena sim

    0
    1. Sr.YX

      Na verdade você tem uma internet de 15 megabits, sabendo que
      1 megabyte é igual a 8 megabits, então temos uma velocidade real de 1,875 megabyte de velocidade de download. Fazendo as contas, 15 gigabytes = 15.360 megabytes / 1,875 megabyte por segundo = 8.192 segundo / 3.600 segundos (1h) = 2,27555, o que vale aproximadamente 2 horas, 16 minutos e 12 segundos –> Este é o tempo que vai levar pra baixar seu filme de 15GB na sua internet, porém, nem tudo são flores e a Anatel permite que as empresas entreguem uma taxa mínima de 80% da sua conexão. Seu tempo irá aumentar para –> 80% de 15 Megabits = 12 Megabits / 8 megabits = 1,5 megabyte por segundo -> 15360 Mb / 1,5 Mb/s = 10.240 segundos / 3.600 = 2,84444, valendo a eternidade de 2 horas, 50 minutos e 39,8 segundos 😆

      0
  4. Nao tenho idea de quanto tempo un ddeterminado arquivo ex: vd seria baixado nun formato 4K ,mas queria muito uma tv 4K ..pra jogar meus games …

    0
    1. Sr.YX

      O problema é o preço que irá pagar para ter um PC com tamanha potência, sem falar que são poucas placas de vídeo que dão conta dessa alta resolução!

      0
  5. Uma semana. Sé loko!

    0
    1. Sr.YX

      😀 ha!ha!ha!ha!ha! Infelizmente é o padrão BR 🙁

      0