Ynternix

Como compartilhar a impressora

Aprenda a compartilhar uma impressora para vários computadores apenas usando a sua rede.

1 2.124
0
Vote neste artigo!

O processo de compartilhamento é muito simples, rápido e bem semelhante em qualquer versão do Windows. Com esse recurso é possível usar somente uma impressora para todos os computadores da residência, desse modo, economizando dinheiro, pois assim, você não comprará uma para cada PC que tiver.

Explicaremos o que fazer no computador onde a impressora está ligada e nos outros que a usarão, mas antes de tudo, você terá que aprender a configurar a sua conexão e depois, seguir os passos adiante:

No computador onde a impressora está conectada:

Windows XP:

Para realizar o compartilhamento da impressora no Windows XP, basta ir ao menu iniciar e clicar em “Impressoras e aparelhos de fax“.

impressora no iniciar - compartilhar a impressora

Na janela que irá abrir, você verá ícones das impressoras instaladas no computador, escolha a que irá usar e, depois, clicando com o botão direito do mouse sobre ela, aparecerá à opção “Compartilhamento”, clique.

Ícone impressora

Na aba ”Compartilhamento”, selecione a opção “Compartilhar essa impressora”. Escolha um nome para ela e clique em OK. Nas outras versões do Windows como, no caso, o Windows vista e Seven (7) o processo será praticamente o mesmo.

impressora compartilhar

Windows 7:

No menu iniciar, clique em “Dispositivos e Impressoras”. Agora você irá selecionar a impressora na qual queira compartilhar. Clique com o botão direito do mouse e escolha opção “Propriedades da impressora”.

propriedade da impressora - compartilhar a impressora

Depois, marque a opção que aparecerá (Compartilhar esta impressora). Dê algum nome a ela e então clique em OK.

 compartilhar impressora windows 7

Nos computadores que usarão a impressora

Windows XP:

Depois de ter configurado tudo, você terá que localizar a impressora que foi compartilhada, para isso vá até “Impressoras e aparelhos de fax” e na aba, localizada no canto esquerdo, no topo, clique em “Adicionar uma impressora“.

adicionar impressora

O Windows XP abrirá o assistente. Clique em avançar e selecione a opção “Uma impressora de rede ou conectada a outro computador” e depois em avançar mais uma vez.

assistente

Marque a primeira opção “Procurar impressora” e então o Sistema irá procurar por impressoras existentes. Escolha a que aparecerá ou a que foi configurada e então clique em avançar.

Windows 7:

No Iniciar e na área dispositivos e impressoras, clique em “Adicionar uma impressora” que se localiza em uma barra no topo da janela.

adicionar impressora - compartilhar a impressora

Depois escolha “Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth” e então o Windows 7 checará a impressora existente na rede, Selecione-a e clique em avançar.

impressora e bluetooth

Você terá que repetir em todos os PCs que irão usar a impressora. Ao terminar de seguir os passos, os computadores já estarão prontos para imprimirem pela sua rede.

1 comentário publicado. Deixe o seu!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. A dica postada aqui não irá funcionar se os computadores não estiver ingresso no grupo domestico.

    0