Ynternix

Fui Vítima de um Golpe… e Agora?

Confira mais um artigo feito pela BitDefender sobre o que fazer e como evitar golpes pela internet. Todo cuidado é pouco!!!

0 832
0
Vote neste artigo!
invasão do computador
Invasão do computador

Assim que suspeitar que caiu num golpe, comece o processo de amenizar a situação, não interessando se é um golpe de telemarketing, fraude pela internet, roubo de identidade, medicamentos falsificados ou fraude empresarial.

Para começar, desconecte o dispositivo comprometido da internet. Mas não desligue-o. Alguns malwares são projetados para fazerem seus trabalhos na reinicialização, tornando praticamente impossível recuperar a amostra e entender o que aconteceu de errado.

seguranca da informacao

Evite utilizar o aparelho comprometido para o processo de recuperação. Pegue um novo e seguro laptop, computador de mesa, celular ou tablet para:

  • Mudar todas as senhas e usuários das suas contas, se possível
  • Contate seu banco e empresa de cartão de crédito para que eles saibam o que aconteceu. Cancele todas as transações em curso para antecipar qualquer ação maliciosa
  • Quando dados empresariais estirem envolvidos, sejam eles documentos confidenciais armazenados na nuvem ou localmente e também dados de login em contas de negócios, avise o departamento de TI imediatamente da ameaça e, se for o caso, deixe o dispositivo comprometido com eles para análise. Com cada vez mais funcionários levando os equipamentos pessoais para trabalhar, aqueles que acessam contas da empresa de seus terminais pessoais precisam entender a responsabilidade das suas ações e terem uma cautela adicional para evitarem fraudes
  • Caso seja um desenvolvedor – revoge imediatamente os certificados digitais para prevenir abusos e maus usos desses selos de segurança. Verifique os kits dos softwares enviados para os sites para ter certeza de não ter subido códigos comprometidos e infectado todos os que o baixaram e utilizaram
  • Caso seja um usuário sem dados importantes no sistema, faça uma verificação com um programa antivírus para encontrar malwares e remova-os
  • Sabendo que o golpe está ligado a alguma aplicação móvel para Android, entre em contato com o Google e informe-os sobre o app potencialmente infectado.
  • Tire um tempo para relatar o que aconteceu para organizações e sites dedicados a proteger pessoas de fraudes, como a SaferNet e o Linha Defensiva. Este último canal possui serviços diretamente relacionados a encaminhamento de emails suspeitos, assistência gratuita para remoção de vírus e um fórum com dicas, informações e outros serviços relacionados à segurança da informação.

Dicas e Truques para Reduzir os Riscos no Futuro

importante

Os riscos do download e roubos pela internet são muitos, mas respeitando as medidas básicas de segurança na internet, como manter senhas diferentes para contas diferentes, alterar regularmente estas senhas, e nunca acessar suas contas de computadores/dispositivos que não são seus ou através de pontos de acesso que não são completamente confiáveis, podem fazer toda a diferença entre estar seguro ou em apuros.

Comentários, fotos, check-ins e links postados em redes sociais, emparelhados com conversas privadas em e-mails, são pedaços da vida de alguém que, quando agrupados, ajudam os golpistas a criarem personificações idênticas ou iscas para um ataque de phishing bem sucedido, por isto, ter proteção na internet por um bom software, como antivírus, antiphishing, firewall, entre outros é indiscutível.

Funcionários devem ser treinados para distinguir mensagens falsas ou requisições falsas de verdadeiras, e nunca clicarem em links distribuídos em e-mails ou através de redes sociais. Não abrir anexos sem antes fazer uma análise deles também pode ajudar bastante a evitar os mais variados tipos de fraudes.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.