Ynternix

Tecnologias essenciais para manter a segurança dos seus dados no computador

Aprenda a se proteger de ataques e invasões causadas por ransomware, trojans e outras espécies de vírus de computador

0 148
0
Vote neste artigo!
Como se prevenir de ameaças na internet
Como se prevenir de ameaças na internet

Os criminosos virtuais estão cada vez mais ousados e agressivos, uma prova disso é o ransomware, uma modalidade de vírus que visa extorquir os usuários que tem seus computadores infectados. Tais situações mostram que cada vez mais antivírus como o internet security são essenciais para manter a segurança de usuários.

Cryptolocker e o ataque do tipo ransomware

Imagem 1 de 007 de ago de 2013
Segurança
Segurança | Free Digital Photos

A maneira mais simples de explicar a ação dos ransomwares é dizer que ele “sequestra os dados do computador”. Esse trojan invade uma máquina e em seguida bloqueia o acesso a documentos, programas, aplicativos e jogos, assim como em um sequestro real, o usuário precisa pagar um “resgate” para ter acesso aos seus dados de volta.

Um ransomware conhecido como CyptoLocker foi interrompido pelo FBI em maio deste ano. Depois de estar na ativa por cerca de nove meses e atingir 400 mil pessoas no mundo todo, o vírus arrecadou mais de 4 milhões de dólares.

Vírus está inativo, mas o risco continua

Depois da operação do FBI, o Cryptolocker é oficialmente considerado inativo, mas ele não deixou de existir, nem foi esquecido pelos criminosos. Para voltar a sequestrar computadores, basta que usuários mal intencionados criem uma nova botnet para espalhar o vírus.

Como se prevenir contra esse tipo de ataque?

Imagem 2 de 0
Como se prevenir
Como se prevenir | Free Digital Photos

A primeira solução é, na verdade, uma prevenção: faça o backup do computador regularmente. Uma cópia dos arquivos mais importantes também pode ser salva na nuvem, utilizando programas como o DropBox, Google Drive, Outlook e outros.

No caso de um sequestro, pesquise sobre a infecção online, pois alguns códigos de liberação já foram interceptados e estão disponíveis gratuitamente na web. Em alguns casos, um ponto de restauração do Windows também pode reverter a situação e liberar sua máquina.

E lembre-se, para evitar que estes e outros ataques, nada melhor do que ter um dos melhores antivírus do mercado.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.