Ynternix

SSD x HD: Saiba a diferença, as vantagens e desvantagens

Qual é melhor, SSD ou HD? Descubra quais são as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre os dois componentes de armazenamento do computador.

4 34.022
2
Vote neste artigo!
SSD vs HD
Imagem 1 de 201 de dez de 2014
SSD vs HD: Vantagens e desvantagens do SSD
SSD vs HD: Vantagens e desvantagens do SSD

Assim como qualquer tecnologia, hardwares estão em constante evolução. Aperfeiçoamentos e transformações fazem parte da busca do melhor desempenho, e como os HDs não são diferentes, a parte mecânica está sendo substituída por circuitos, que são mais rápidos e eficientes na hora de guardar seus dados. Confira as vantagens do SSD:

Estamos muito acostumados com os discos rígidos (HD), que, como a maioria já sabe, servem para armazenar todos os programas e dados que o seu computador utiliza, mas, hoje em dia, um novo componente vem ocupando o espaço que os HDs possuem. Por ser mais eficiente, mais leve e pequeno, o SSD é, sem dúvida, a melhor opção, exceto pelo preço.

Desempenho: SSD vs HDD

Abaixo você pode ver um vídeo que compara o desempenho dos hardware:

Diferenças e vantagens do SSD

  • O SSD é 3x menor;
  • O HD é mais pesado e maior no tamanho;
  • O SSD chega a ser 3x mais rápido;
  • O HD possui mais GB de espaço;
  • O SSD não possui partes mecânicas;
  • O HD possui maior temperatura;
  • O SSD é 3x a 4x mais caro;
  • O HD consome mais energia;

Todos os dois componentes são dispositivos de armazenamento não volátil de dados, isto é, não perdem informações quando desligados, diferente da memória RAM.

Tanto um como outro pode ser utilizado para a expansão da memória primária, transformando a parte utilizada em memória virtual, na qual, geralmente, é usada quando não há RAM suficiente.

Imagem 2 de 2
HD
SSD (superior) e HD (Inferior)

A diferença visível entre os dois hardwares está no tamanho. O SSD chega a ser quase 4 vezes menor. Já a diferença física está na parte mecânica do HD. Enquanto o SSD é constituído por circuitos parecidos com os de pendrive e memória Flash, os HDs possuem uma estrutura robusta e mecânica que se aquece mais fácil e possui maior fragilidade.

A velocidade também é notável, o SSD realiza o trabalho em menor tempo, com temperatura mais estável e menor consumo de eletricidade.

Os dois problemas que podemos encontrar no momento, mas em pouco tempo ficarão no passado, é o preço elevadíssimo do SSD e pouco armazenamento. Cerca de 120 GB custa em torno de 250 reais.

Nossa opinião sobre as vantagens do SSD

surpresa

Bom, levando em conta todas as vantagens de um SSD, podemos afirmar que o seu uso será de grande satisfação para o consumidor, pois não se perde tempo no carregamento/armazenamento de dados e programas.

A nossa dica é esperar mais um tempo para que novos modelos saiam com melhor custo/beneficio no mercado. Caso queira realmente investir nesta tecnologia, o recomendado seria instalar apenas o sistema operacional, enquanto que os jogos e programas ficariam instalados no HD, desse modo, seu computador teria duas unidades sem perder os benefícios do SSD.

4 Comentários publicados. Comente também!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. Eu troquei o meu HD por SSD eh simplesmente fantastico, fica muito rapído não se perde tempo esperando carregar, eh 3x mais rapido que o HD normal, eh a revoluçao
    dos computadores, eh como voce turbinar seu PC, recomendo mais do que rapido, comentei com um amigo trocou e esta maravilhado, não se perde tempo esperando carregar as paginas eh automatico, 10

    1
    1. Sr.YX

      Realmente, é uma prova do que falamos nesse artigo. A rapidez é incrível e nem se compara ao HD…

      0
    2. Eu acabei de trocar o meu por um SSD, mas notei que a bateria do meu notebook acaba muuuito rápido! está durando 1/3 doq que durava. Isso é normal?

      0
    3. ainda vou colocar o meu. Será que não é porque a capacidade de processamento de dados não é mais rápida tbm?

      0