Ynternix

Segurança: Cuide de seus dados pessoais e gadgets para não ser roubado

Não seja mais um! As chances de você ser roubado virtualmente são de 80%, caso acesse computadores públicos.

0 95
0
Vote neste artigo!
Saiba como se proteger das ameaças na internet
Saiba como se proteger das ameaças na internet

Seja na praia, na piscina, no restaurante, no barzinho ou em qualquer lugar para curtir, os smartphones e notebooks têm sempre um cantinho especial nas bagagens. Apesar disso, muitas pessoas optam por deixar seus aparelhos em bolsas ou carteiras suscetíveis a roubos a qualquer distração – o que pode acarretar algumas dores de cabeça e incômodos ao acessar senhas, redes sociais, e-mails e outros, já que todas essas informações ficam guardadas num só lugar.

Outro risco é o constante uso de redes wi-fi compartilhadas. Computadores públicos aumentam a possibilidade de infecções por malwares e roubos de dados, por isso, nunca acesse sites que usam suas informações pessoais e financeiras em lan houses.

É perigo para todos os lados, mas calma, existem soluções, algumas delas mostramos abaixo:

Imagem 1 de 223 de fev de 2015
Segurança em aparelhos móveis
Segurança em aparelhos móveis

Protegendo-se em caso de roubos

Os códigos de acesso ou senhas têm um papel muito maior do que apenas manter longe seus amigos curiosos, eles são a primeira barreira que estranhos encontram, por esse motivo, configure-os no seu smartphone, computador ou tablet com uma combinação forte.

Ativar os recursos remotos do gadget pode facilitar sua busca por eles. É possível fazer limpeza e localização remotas utilizando funções do próprio aparelho. No caso do iOS, a principal ferramenta é o “Buscar Meu iPhone”; o Android conta com o “Gerenciador de Dispositivo Android” e o Windows Phone com o “Localizar Meu Telefone”.

Também se torna viável fazer a instalação de aplicativos que monitoram e, em casos extremos, usam a câmera do próprio aparelho para registrar quem está fazendo o seu uso naquele momento. Um bom exemplo é o Cerberus que além de possuir essas funções, permite o bloqueio do celular.

Cuidados em lan-houses

Numa viagem é comum recorrer a computadores de outras pessoas ou máquinas públicas, no entanto, é preciso ficar alerta, uma vez que não é possível identificar logo de cara as ameaças que se instalaram ali e, hoje em dia, até mesmo sistemas Mac estão suscetíveis a infecções. Por isso, evite inserir dados privados nessas máquinas, especialmente contas de banco ou cartão de crédito; use o modo anônimo sempre que possível; depois de utilizar a máquina certifique-se de fazer log off e faça a limpeza do navegador, eliminando históricos e outros dados que podem ter sido memorizados.

Imagem 2 de 223 de fev de 2015
Segurança, tablets e aparelhos moveis
Segurança, tablets e aparelhos moveis

Redes públicas de wi-fi também merecem atenção

Encontrar um local com wi-fi gratuito é uma alegria para o viajante, mas é preciso tomar cuidado com essas redes. Malwares e sniffers podem estar infiltrados em conexões via wi-fi, por isso navegue com as mesmas precauções de um computador público, mesmo utilizando sua própria máquina. Nesse caso, a escolha do melhor antivírus pode fazer toda a diferença, várias opções gratuitas se fazem presentes na internet, mas é possível comprar um antivírus e obter todos os recursos que o software oferece, maximizando a sua proteção.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.