Ynternix

Roteadores também podem ser invadidos, você sabia disso?

Uma curiosidade, ligada as ameaças virtuais, é que até roteadores de redes de internet podem ser invadidos e se tornarem uma ponte para a obtenção de dados sigilosos.

1 184
0
Vote neste artigo!
vírus no reteador
Vírus no reteador

Muitas pessoas já estão habituadas a se proteger contra as ameaças digitais, que podem invadir nossos computadores e celulares, causando muitos transtornos, inclusive com relação às contas bancárias. Porém, o que muitos ainda não sabem, é que os roteadores Wi-Fi também podem ser invadidos e nem sempre por culpa do usuário.

Veja também: Os maiores hackers do mundo.

Tecnicamente, não se trata de um malware invadindo o seu roteador, mas é chamado de vírus do roteador e, sem que você perceba, instala-se no aparelho, podendo mudar o endereço DNS e até mesmo redirecionar o seu acesso aos sites falsos que podem inserir softwares maliciosos e roubar seus dados pessoais, como senhas bancárias. Por isso, é extremamente recomendado que você tenha instalado algum dos melhores antivírus do mercado em sua máquina.

Como isso acontece?

Imagem 1 de 303 de jun de 2016
Vírus de computador
Vírus de computador

Esse tipo de ameaça atinge seu roteador principalmente de duas formas. A primeira delas, é remotamente, sem que haja necessidade do dono do roteador interagir, ou ainda sem que o computador esteja ligado.  Isso acontece por conta que o roteador é um distribuidor da rede e precisa de softwares pra funcionar, estes, normalmente, cheios de falhas.

Já a segunda forma, é por meio da internet, com interação do usuário. Normalmente, este recebe um e-mail com um link para um site. O e-mail pode ter vários assuntos falsos, e na hora que o usuário acaba clicando no link ou nas imagens do e-mail (motivo pelo qual as imagens são bloqueadas em e-mails direcionados ao spam), vários scripts começam a agir, dando um comando que altera, sem que você saiba, o DNS do roteador, usando as senhas que já vem configuradas. É importante, neste ponto, informar a necessidade de alterar a senha que já vem com o roteador por uma mais forte e que somente os usuários saibam.

Mas ainda que o usuário tenha trocado a senha, ele pode ser atacado: o script tenta adivinhar a senha e não consegue, mas rapidamente se abre uma janela pop-up que pede a senha do roteador. O usuário, ao digitar, é infectado.

Imagem 2 de 303 de jun de 2016
popup roteador
Popup do roteador

Quais são as complicações?

Vários são os problemas relacionados à essa alteração do DNS. Isso porque a navegação do usuário passará a ser redirecionada para os sites controlados por aquele indivíduo invasor, impactando em quaisquer aparelhos que estejam conectados naquela rede, inclusive celulares. O antivírus normal não encontrará nada, já que não há nenhum vírus ativo em seu computador, mas, é claro que algumas versões contam com aplicações que podem detectar essa mudança, daí a importância de escolher bem o seu antivírus pago ou gratuito.

Imagem 3 de 303 de jun de 2016
Vírus digital - Cuidado e use bom antivírus
Vírus digital – Cuidado e use bom antivírus

Entretanto, não há exatamente um sinal de alerta que chame a atenção para esse tipo de invasão. O sinal mais simples é o cadeado de segurança dos sites https, que desaparece, além da lentidão na navegação, que pode ou não acontecer.

O criminoso pode usar esse artifício para diversos meios, principalmente em benefício próprio e, portanto, as complicações vão variar de acordo com os seu objetivo. Por exemplo, o usuário pode passar a ver propagandas demais em sites que normalmente não contam com anúncios, como o Wikipédia, que vive de doações, entre outros.

Os prejuízos mais significativos, entretanto, envolvem os dados financeiros que são roubados, mas os criminosos podem, ainda, usar AdSense em sites falsos, cheios de propaganda, lucrando com os cliques. O golpe objetivando o lucro com os anúncios é mais fácil de identificar, pois normalmente esses anúncios aparecem tortos em desktop.

O que fazer quando for infectado e como prevenir essa infecção?

Imagem 4 de 303 de jun de 2016
vírus no reteador
Vírus no reteador

No primeiro tipo, em que o criminoso explora a vulnerabilidade do roteador, a solução é atualizar o firmware do aparelho, trazendo, dessa forma, correções para falhas de segurança e bugs. Isso, entretanto, deve ser feito somente por alguém que entende do assunto, já que quando mal feito, pode acabar inutilizando o roteador.

No segundo caso, por sua vez, quando há interação do usuário, a solução é mais simples: trocar a senha do dispositivo e nunca arriscar informando seus dados quando aparecer pop-ups pedindo pelo login e a senha.

Os melhores antivírus podem alertar quando houver algo errado, mas é importante também usar alguns plugins de browser, como o No-Script, por exemplo, que controlam a execução dos scripts. Outra medida para proteger-se contra esses tipos de ataques, é pedir a um técnico que faça a alteração do IP do roteador para um IP que não seja padrão.

A última dica é adquirir bons roteadores, com marcas de renome que são conhecidas pelo cuidado com a segurança do usuário, pois essas recebem alertas de falha e fazem a correção dos firmwares.

A nossa recomendação é se prevenir instalando alguns dos melhores antivírus gratuitos e saiba o que fazer quando for vítima de um golpe cibernético.

1 comentário publicado. Deixe o seu!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. Nossa, não sabia disso. Realmente estamos em constante perigo e, muitas vezes sem a noção do que é necessário fazer para se proteger contra todos os riscos das Internet e hackers

    1