Ynternix

Veículos agora poderão usar pneu sem ar

Você já imaginou carros, bicicletas, motos, aviões e até tanques de guerras usarem pneus sem ar? Agora é possível, veja essa inovação:

2 3.606
0
Vote neste artigo!
Tweel - Carro que usa pneu sem ar
Tweel - Carro que usa pneu sem ar

Já imaginou acabar com o sofrimento de trocar os pneus ao furarem? Há muito tempo que veículos dependem de uma camada de ar nos pneus para se movimentarem, mas o novo projeto da Michelin irá mudar tudo isso com os novos pneus, a diferença é que esses não possuem ar. É quase impossível acreditar, mas a verdade é que além desse projeto, existem outros que já saíram do papel, ou seja, pneu sem ar já existe.

Pneu sem ar usado em bicicleta

Bicicleta com pneu sem ar

Você pode conferir um artigo do site mobilize.org.br que relata o projeto de uma bicicleta que usa pneus sem ar. O vídeo mostra que sua locomoção chega a ser melhor do que os pneus com ar, além de dar mais potencia ao pedalar. O pneu sem ar da bicicleta possui duas tiras de borracha que se contraem de acordo com o terreno. O projeto, apesar de ter saído do papel, ainda está em teste e em breve será feito em grande escala.

Tweel: O pneu sem ar da Michelin

Tweel - Carro que usa pneu sem ar

Como dito antes, Michelin criou um projeto de um novo pneu que batizou de Tweel, ‘tire’ (pneu) e ‘wheel’ (roda). Esse pneu possui um eixo no meio rodeado por grandes raios de poliuretano que amortecem quando são espremidos.

Os raios servem para substituir a função do ar. Quando o pneu é colocado para rodar, ocorre uma absorção dos impactos e a roda é temporariamente deformada e logo depois volta ao seu estado normal.

Tweel - Carro que usa pneu sem ar

Resilient Technologies: O pneu sem ar para uso militar

Resilient Technologies

O projeto Resilient Technologies é parecido com o Tweel, à diferença é que está sendo feito para o uso militar e seus raios, ao invés de serem “semi-retos”, são hexágonos.

Esse conceito está sendo chamado de pneu pneumático (sem ar) e a principal função desse uso na área militar está sendo para proteger mais ainda os militares, já que os pneus normais podem furar.

Resilient Tecahnologies - Carro militar

3 Fatores positivos:

  • Esse tipo de pneu nunca irá furar.
  • São mais resistentes em áreas remotas.
  • Com raios flexíveis resultam em um rodar mais confortável (até certa velocidade).

3 Fatores negativos:

  • Apesar do rodar mais confortável, acima dos 80Km/h ele começa a vibrar, isso não atrapalha, mas superaquece e faz um barulho imenso. Segundo os desenvolvedores do projeto, isso irá ser resolvido.
  • A fabricação desse pneu é totalmente diferente dos comuns, o que implicar com as indústrias e com o desenvolvimento delas.
  • Nos primeiros anos, o pneu sem ar irá ser usado pra veículos de baixa velocidade, ou seja, veículos de construções.

Agora, basta esperar por esse conceito.

Fonte: carros.hsw.uol.com.br e mobilize.org.br

2 Comentários publicados. Comente também!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. A notícia sobre isso é antiga. Confira:
    2007
    http://estradaviva.blogs.sapo.pt/24397.html

    2011
    http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/16411-conheca-os-incriveis-pneus-sem-ar-da-bridgestone-video-.htm

    A Michelin já tem concorrente:
    http://www.gizmodo.com.br/pneus-sem-ar-da-bridgestone-ficam-ainda-mais-incriveis-em-video/

    Para saber mais:
    http://carros.hsw.uol.com.br/pneu-sem-ar.htm ;
    http://carros.hsw.uol.com.br/pneu-sem-ar2.htm

    Para o país dos “espertos” ( http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 ), provavelmente, as empresas farão tais pneus sem ar com uma banda de rodagem de curta vida útil e bem mais caros que os atuais. Some-se a isso o estado de conservação das ruas, avenidas, rodoviais etc. Não duvido, entretanto, de que venha a ser um sucesso em países desenvolvidos, com povos mais disciplinas no trânsito. Mas, por aqui, onde impera a corrupção em todos os níveis, acho bem difícil. Só o tempo dirá…

    0
    1. Sr.YX

      Olá! Napoleão Arantes. Obrigado pelo seu comentário, que é muito válido para o YT, mas nesse artigo postamos as principais empresas desse ramo e 3 tipos de veículos que já usam e usarão esse tipo de pneu. A Michelin, que foi a empresa que iniciou isso tudo, divulgou esse projeto em 2005, dando destaque apenas em 2007, por isso que abordamos outros projetos mais recentes também. Abraços!!!

      0