Ynternix

Os riscos do download de versões não oficiais de programas

Você sabe quais são os riscos que corre ao baixar programas pirateados pela internet? Saiba mais nesse artigo

0 2.386
0
Vote neste artigo!
cracking
Pirataria na internet, saiba quais são os riscos!

Se por um lado a internet é responsável por proporcionar inúmeras facilidades às pessoas, por outro, a rede mundial de computadores também é capaz de oferecer diversos riscos aos seus usuários. Colocando à nossa disposição os mais variados tipos de programas, o ambiente virtual abre brechas para quem opta por fazer downloads ilegais, baixando versões não oficiais de programas.

A aparente facilidade, nesse caso, pode esconder armadilhas como a existência de um dos piores vírus de computador – o Trojan, spam e malwares no geral, que disfarçados em programas e aplicativos, se instalam nos computadores e afetam o seu sistema.

Imagem 1 de 101 de out de 2012
cracking - Os riscos do download

Conheça os riscos

Na esperança de obter acesso a versões de lançamento, atualizações recentes e recursos adicionais, muitos internautas recorrem ao download de versões beta, programas crackeados ou, até mesmo, softwares piratas. A prática, porém, agrega um risco eminente de contaminação por malwares, deixando sua máquina a mercê de sérios problemas.

Entre as consequências mais comuns, a infecção por meio de versões não oficiais ou piratas de programas pode exigir ou realizar tarefas sem o consentimento do internauta, como, por exemplo:

  • Envio de anúncios e propagandas para o seu e-mail e sua rede de contatos;
  • Solicitação de envio de informações pessoais;
  • Pedido de repasse de dados bancários;
  • Roubo de senhas;
  • Instalação de programas espiões, capazes de registrar suas atividades online;
  • Disseminação de vírus por toda sua rede de contatos, sem a sua conscientização;
  • Contaminação do sistema por keyloggers (programas maliciosos que captam tudo o que é digitado no teclado).
Imagem 2 de 101 de out de 2012
programa-pirata - Os riscos do download

Todo o cuidado é pouco

Sem dúvida, o fácil acesso a downloads é uma das principais comodidades oferecidas pela internet. A alternativa, porém, deve ser usada de modo consciente, a fim de evitar problemas causados por pragas virtuais.
Programas, músicas, jogos, aplicativos e qualquer tipo de arquivo devem ser baixados apenas de fontes confiáveis. Além disso, é imprescindível que o usuário tenha uma versão de antivírus atualizada em seu computador. Recomendamos a leitura desse artigo:

A recomendação é buscar por softwares conhecidos no mercado, destacando opções como a Bitdefender, e redobrar a atenção ao clicar em links e anexos disponíveis na rede.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.