Ynternix

O que é SSD?

Saiba o que é um SSD e que esse novo hardware irá substituir em breve os HDs.

0 4.485
0
Vote neste artigo!
SSD da Intel
Imagem 1 de 206 de jan de 2013
SSD da Intel - Dispositivo de armazenamento
SSD da Intel

O Solid-state drive (SSD), unidade de estado sólido, em português, é um novo dispositivo bem mais leve, mais resistente e muito menor do que os discos rígidos (HD). O dispositivo é constituído por um circuito semicondutor que é responsável por gerar o armazenamento de dados. Alguns SSDs podem até utilizar a memória flash, que guarda as informações mesmo sem o uso da energia.

O SSD não têm partes mecânicas, gerando menos ruído e tornando mais difícil a perda de dados. Além de usar menos energia do que os HDs, o dispositivo também será um dos maiores companheiros dos aparelhos portáteis por causa do seu tamanho e do seu peso.

Outro fator positivo e que é muito importante, é o seu alto funcionamento em ambientes muito quentes (acima dos 80ºC). Essa é uma vantagem a mais, comparado ao HD que não pode chegar aos 70ºC.

SSD 32GB

Apesar de, aparentemente, o SSD possuir mais vantagens do que o HD, não significa que não tenha as suas desvantagens:

  • O preço de um SSD é muito caro;
  • O seu ciclo de vida é menor do que o de um HD, durando no máximo de 1,5 a 2 anos (apesar dessa realidade está sendo mudada);

Vale a pena trocar um HD por um dispositivo SSD?

SSD x HD

Caso realize a compra de um SSD, com certeza a velocidade de armazenamento de dados e de seu sistema operacional, principalmente no encerramento e inicialização, irá ser muito mais rápido. Por isso, recomendamos que mesmo que gaste um pouco a mais, compre, pois o HD já está com seu fim garantido e é o único hardware que menos sofreu modificações na sua parte física, além disso, é o principal causador das travadinhas irritantes ao executar um programa e abrir uma janela.

Temos a certeza de que a mudança será uma questão de tempo. Assim que os fabricantes melhorarem o dispositivo e baixarem o seu preço, todos os computadores passarão a ter as vantagens do SSD, basta apenas esperar.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.