Ynternix

O que é computação em nuvem?

Sabia que neste exato momento você está usando a computação em nuvem? Mas afinal, o que é essa tecnologia?

0 1.920
0
Vote neste artigo!
Computação em nuvem
Computação em nuvem
Imagem 1 de 206 de maio de 2013
Computação em nuvem
Computação em nuvem

Todos os dias você se depara com a troca de informações, armazenamento de arquivos, download, upload, sites de músicas, vídeos, entre diversos outros. Todos eles fazem parte da chamada cloud computing, em português, computação em nuvem.

Fizemos este artigo para explicar a você o que é esta tecnologia na nuvem e também a sua importância no dia-a-dia.

Definição de computação em nuvem:

Em uma forma bem resumida, computação em nuvem é toda a operação realizada entre um computador e algum serviço de armazenamento on-line, como servidores.

Imagem 2 de 206 de maio de 2013
Servidores em nuvem
Servidores

O conceito real, é de que todos os seus arquivos podem ser acessados pela internet, livrando o seu computador da instalação de aplicativos para a realização de tarefas, pois tudo é feito pela rede. Quando conectado aos serviços na “nuvem”, você pode salvar todo o trabalho ou acessá-lo de qualquer lugar e em qualquer hora, daí surgiu o termo “Computação em nuvem”.

Análise mais profunda

Em uma análise mais profunda, temos como exemplo o Ynternix. Todos os arquivos deste site ficam guardados em um servidor, em algum lugar no mundo. Quando você acessa alguma de nossas páginas, o seu computador troca informações com o servidor, que por fim mostra todo o conteúdo do site. Isso não é diferente dos serviços oferecidos pela Google, Microsoft, yahoo e outros grandes sites.

O Hotmail e o SkyDrive exercem a mesma função, pois guardam e-mails e vários arquivos, assim como o Gmail e Google Drive. Abaixo você pode ver um infográfico com ilustrações de como funciona toda essa tecnologia, clique para ampliar.

Imagem 3 de 2
Computação em nuvem - infográfico
Computação em nuvem – Infográfico

As vantagens e desvantagens da computação em nuvem

As vantagens desta tecnologia são muitas, entre elas as principais são:

  • O armazenamento de qualquer arquivo/programa fora do seu computador.
  • Pode acessar todos os dados em qualquer lugar, em qualquer aparelho.
  • Futuramente os computadores não precisarão de hardwares, como já falamos em um dos nossos artigos: “Os computadores do futuro”.

Infelizmente, como tudo, há também as desvantagens em usar este tipo de tecnologia:

  • Existe uma desconfiança, por parte das pessoas, em guardar arquivos importantes em lugares distantes e indeterminados.
  • É preciso conexão com a internet todo o momento.
  • A velocidade da rede tem que ser muito veloz para realizar com rapidez todo trabalho.

Querendo ou não, a computação em nuvem já faz parte das nossas vidas e vem se desenvolvendo cada vez mais. Agora, basta esperar o momento em que até os hardwares e sistemas operacionais serão usados na nuvem.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.