Ynternix

Falso antivírus engana usuários do Windows 8

Muito cuidado!!! Você sabia que anda à solta um falso antivírus que se diz ser a melhor solução para a proteção do novo Windows?

0 2.014
0
Vote neste artigo!
Antivírus falso - Trojan
Antivírus falso - Trojan

Mesmo sem ter sido lançado oficialmente, a versão do Windows 8 já tem causado transtornos entre os que aguardam pela novidade. Aproveitando-se da expectativa de diversos internautas, os cibercriminosos não perderam tempo e já criaram uma fraude para o sistema.

Prova disso é uma suposta ferramenta de segurança denominada Win 8 Security System, responsável por enganar inúmeros usuários que buscaram pela versão de teste do Windows.

 

Falso antivírusApresentando-se com a proposta de solucionar todos os problemas de segurança do novo sistema, a fraude é composta por uma série de códigos maliciosos.

Camuflada em uma imagem de software de proteção, a opção é, na verdade, um falso antivírus que afeta tanto o sistema do computador quanto as atividades online do usuário.

Consequências da fraude:

Enganando o usuário, o falso Win 8 Security System instala um driver de rootkit nas pastas do Windows. Infiltrado na máquina, o falso antivírus passa a monitorar e manipular maliciosamente o sistema operacional do computador infectado.

O problema é bastante grave por ser capaz de prejudicar a ação de programas de segurança legítimos. Além disso, outros sinais da contaminação incluem o bombardeio de falsas mensagens de segurança, informando que o sistema não está devidamente protegido.

Como se não bastasse, a fraude no Windows 8 danifica as atividades em navegadores como o Internet Explorer e o Google Chrome, exibindo falsos avisos de segurança durante a navegação na internet ou utilização de aplicativos.

Antivírus falso - Trojan

Mais atenção do usuário

Superando os transtornos, o Win 8 Security System foi mais uma prova de como ficar atento a questões de segurança na internet pode fazer toda a diferença para o bom funcionamento de seu computador.

Mais do que um mero engano, a instalação de falsos programas de proteção pode ser considerada um verdadeiro descuido por parte do internauta. Isso porque não são poucas as opções de softwares confiáveis disponíveis para compra e download gratuito na rede.

A dica para quem deseja garantir a segurança de máquinas com o Windows 8 – ou outras versões – é buscar por um dos melhores antivírus pago e gratuito e assegurar a proteção de sua máquina e atividades online contra essa e outras ameaças. A versão mais recente da Bitdefender, por exemplo, funciona no Windows 8, protegendo usuários do sistema.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.