Ynternix

Evernote foi vítima de ataque hacker

Há pouco tempo à segurança de um dos aplicativos mais famosos foi quebrada. Evernote foi vítima de invasão hacker e usuários tiveram que alterar suas senhas

0 631
0
Vote neste artigo!
Aplicativo Evernote - sincronizador de notas
Aplicativo Evernote - sincronizador de notas

O aplicativo Evernote foi vítima de um ataque hacker e seus usuários tiveram que redefinir senhas. Embora resolvido, o problema serve como alerta para a necessidade dos cuidados ao navegar na internet. Saiba mais!

O cenário atual

Para combater e se proteger de ameaças virtuais, é necessário conhecê-las e se manter atento. Isso porque entender como funcionam esses cibercrimes facilita a execução de estratégias de combate.

A ocorrência de golpes virtuais que usam iscas e técnicas para induzir pessoas a revelarem seus dados confidenciais ou criminosos que invadem sistemas fazem com que os delitos online se tornem recorrentes em nosso cotidiano. Por isso, precaução e prevenção nunca são demais.

Imagem 1 de 218 de jun de 2013
Fonte da imagem: Free Digital Photos
Fonte da imagem: Free Digital Photos

O caso Evernote

Recentemente, o aplicativo Evernote sofreu um ataque hacker, o que obrigou os usuários a redefinirem suas senhas. O cibercriminoso teve acesso a dados como nomes de usuários, senhas e e-mails. Para a empresa responsável pelo app, a investida faz parte de uma tentativa de comprometer seus sistemas.

Em função dessa invasão, o aplicativo pediu que seus 50 milhões de usuários reconfigurassem suas senhas. Isso porque, embora sejam criptografadas, é preciso agir com cautela. De acordo com comunicado publicado no blog da empresa, não é possível afirmar se o hacker conseguiu acesso aos conteúdos de usuários ou informações sobre pagamentos.

Ainda segundo a Evernote, a atividade que eles chamaram de “suspeita” foi detectada e bloqueada, antes que o problema conseguisse efetivamente alcançar áreas de segurança de seu serviço.

Imagem 2 de 225 de abr de 2013
Evernote - Logo
Evernote – Logo

Para garantir que os usuários sejam minimamente afetados, estão sendo liberadas atualizações de muitos outros recursos disponibilizados pela marca. Sendo necessário ficar atento às possíveis mudanças e atualização, orienta a empresa.

Embora possa parecer um caso isolado, é preciso lembrar que outras grandes empresas de tecnologia também foram vitimadas nos últimos meses. Entre elas, destaque para a Apple, Microsoft, Twitter e Facebook. Isso torna ainda mais evidente a necessidade de se investir na compra de antivírus, além de se manter informado sobre as medidas que as marcas gerenciadoras de aplicativos tomam para proteger seus usuários. Quanto maior for o elo de comunicação entre empresas e usuários, maior a credibilidade da companhia em questão.

Para encerrar, vale ressaltar que a sensação de invisibilidade da internet é perigosa, pois cria uma ideia de proteção e a noção falsa de que nada atinge a pessoa por trás da tela. Diante disso, faz-se necessário permanecer sempre em alerta, uma vez que o crime é silencioso, por isso, recomendamos que você saiba qual o melhor antivírus.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.