Ynternix

Dispositivos USB podem ser usados na propagação de vírus

Você sabia que seu teclado, mouse e carregador USB podem conter vírus? Veja como isso é possível.

0 210
0
Vote neste artigo!
Dispositivos USB podem ser usados para espalhar vírus
Dispositivos USB podem ser usados para espalhar vírus

Estamos acostumadas a ver a internet como principal fonte de ameaças para nossos computadores. Mas, segundo Karsten Nohl, pesquisador da SR Labs Berlin, até mesmo dispositivos como teclados ou mouses podem ser utilizados na propagação de vírus. Entenda como:

Uso do USB em ataques

Segundo Nohl, hackers podem carregar softwares maliciosos até mesmo nos pequenos chips que controlam dispositivos USB, como teclados, mouses e pendrives. Para comprovar essa teoria, Nohl e sua equipe inseriram um código malicioso em um chip comumente utilizado em celulares e pendrives. Uma vez que o chip foi ligado ao computador, o software malicioso pode funcionar como keylogger e ainda estabelecer controle remoto.

Imagem 1 de 122 de set de 2014
USB - Notebook
USB – Notebook | Free Digital Photos

Tecnologia USB merece mais estudos

Para Christof Paar, professor de engenharia eletrônica na Universidade de Bochum (Alemanha), o estudo de Nohl mostra que mais pesquisas devem ser feitas sobre a tecnologia USB, para que novos bugs sejam descobertos e, dessa forma, a tecnologia avance.

Aumente a proteção do seu computador

Apesar de ter vindo a público agora, Nohl já tinha alertado as empresas responsáveis pela fabricação de chips no mês de maio. O objetivo era que essas empresas se atentassem para a proteção de seus produtos, mas o assunto não foi comentado por essas empresas.

Por hora, evite utilizar dispositivos de procedência duvidosa – produtos vendidos fora da embalagem, ou emprestados – e mantenha seu computador protegido com a escolha do melhor antivírus pago.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.