Ynternix

Como saber a qualidade de uma placa de vídeo?

As placas gráficas são responsáveis por exibir tudo no monitor e se encontram milhares delas, mas entre tantas, como saber a qualidade de uma placa de vídeo?

0 7.665
0
Vote neste artigo!
amd ou nvidia a qualidade de uma placa de video
Placas lado a lado - Qualidade de uma placa de vídeo

A maioria dos fanáticos por games possuem o sonho de ter uma boa placa de vídeo, outros possuem dinheiro sobrando e compram aquela do ano, mas você sabe que desde uma placa de vídeo barata a uma cara, existem centenas de modelos diferentes. No meio entre tantos hardwares de processamento gráfico (Placas de vídeo), como você poderá saber a qualidade de uma placa de vídeo? E o que uma placa de vídeo precisa para ser ótima?

Placas de vídeo Off-Boards são comparadas a computadores, pois possuem memória e processador independentes da máquina, diferentes das placas de vídeo On-Boards, que precisam do compartilhamento da memória RAM, o que deixa o computador sobrecarregado e com aqueles horríveis travamentos.

Diferença entre On-Board e Off-Board: 

Placa de vídeo On-Board é um hardware responsável pelo processamento gráfico, ou seja, uma placa de vídeo. Ela fica na placa mãe (um chip soldado) e precisa de componentes compartilhados. Já as placas Off-Boards não precisam de “compartilhamento” e são hardwares independentes do computador.

O que diferencia uma placa de vídeo da outra?

Imagem 1 de 4
Qualidade de uma placa de vídeo
Qualidade de uma placa de vídeo

O que diferencia de uma placa para outra é o seu poder de processamento, mas o que é responsável por exercer esse “poder”?

O elemento principal, ao contrário do que muitos pensam, é o seu GPU que é responsável por calcular todos os dados gráficos. Por isso que quanto mais MHz o GPU de uma placa de vídeo tiver, mais rápida será, mas isso ainda não torna um argumento para provar de que uma placa que tenha mais MHz do que outra seja melhor, pois é preciso levar em conta também as especificações restantes, como memória, clock, largura de banda, entre outras.

Tira dúvidas: O que é GPU? GPU significa Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico, em português). Podemos denomina-lo como o processador da placa de vídeo. Ele que processa todas as informações gráficas que passam pela memória.

A mesma história… Memória gráfica, GPU, largura de banda, clock e conexões

Imagem 2 de 4
GPU
Programa para testar o GPU da máquina

Se você andou pesquisando sobre placas gráficas já deve estar cansado de ler sobre Memória gráfica, GPU e Clock, mas o que poucos falam é que não se pode levar em conta apenas um deles para determinar a melhor qualidade de uma placa de vídeo, e sim todos juntos.

Você deve ter lido também que existem hardwares de processamento gráfico de 512MB de RAM que são melhores do que outros de 1GB. Isso é pura verdade, pois o GPU ou a largura de banda é tão pouca que a memória não é nem capaz de realizar o trabalho de 1GB completo. Por isso que recomendamos você ler o artigo que explica com mais detalhes os componentes de uma placa. Clique no link abaixo, nele você saberá sobre GPU, Largura de banda, Clock e memória dedicada:

Fabricantes:

Imagem 3 de 4
Nvidia vs ATI
Nvidia vs ATI

São muitas as fabricantes de placas de vídeo, mas os que recomendamos, e também os melhores, são AMD(ex-ATi) e a Nvidia.

A Nvidia é responsável por criar as placas mais ambiciosas do mercado, diversas delas custam o olho da cara, outras são muito boas, potentes e baratas, mas isso vai do gosto e da condição de qualquer um, se você tiver dinheiro sobrando, obvio que irá optar por uma mais adequada ao seu perfil.

A AMD é a maior concorrente da Nvidia, e já dá dores de cabeça, ainda mais por essa ser uma empresa mais nova do que a consagrada Nvidia. Muitos gamers já adotam AMD como melhor fabricante, mas isso é só a opinião de muitos.

Comparações de boas placas:

As melhores linhas atualmente são HD Radeon e Geforce GTX, dessas duas, gostamos mais de comparar, por causa do preço e do desempenho, as placas ATI Radeon HD 5850 e GTX 550 TI. Saiba mais no link abaixo:

Resumo: A melhor qualidade de uma boa placa de vídeo

Imagem 4 de 4
A qualidade de uma boa placa de vídeo - GTX 550
A qualidade de uma boa placa de vídeo

Resumindo tudo, a qualidade de uma boa placa de vídeo depende de vários fatores, mas os principais são:

  • Os seus componentes (GPU, memoria, Clock, etc.)
  • Um bom desempenho para jogos e trabalhos multimídias
  • Um preço acessível

Finalizando, queremos dizer que no meio de milhares de modelos de placas de vídeo, você terá que encontrar uma com pelo menos essas 3 especificações. Veja também: As melhores placas de vídeo mais baratas

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.