Ynternix

Como escolher uma placa de vídeo para games?

Aprenda a escolher uma placa de vídeo sabendo como funciona e que os seus componentes são tão importantes quanto a sua memória.

4 8.223
0
Vote neste artigo!
GPU da nvidia
Reprodução de um GPU da nvidia

Hoje em dia usa-se cada vez mais programas pesados, vídeos de alta qualidade, filmes em HD e jogos que exigem muito recurso da máquina, com base nisso, como escolher um hardware que atenda as suas necessidades? Como saber qual a melhor placa de vídeo para o seu computador? Para essas perguntas, antes de tudo, você terá que saber como funciona e o que é importante para um bom processamento dos games.

Placas de vídeo on-boards

As placas de vídeo on-boards são muito restritas e não conseguem executar softwares mais pesados, como jogos. Pessoas que usam o computador ou o notebook apenas para trabalho, sem a execução de programas mais pesados, podem ficar mais tranquilas, pois as próprias on-boards podem dar conta.

Pixels

Você já deve ter se perguntado o que forma as diversas imagens que vemos na tela do nosso computador. Como sabemos, são as placas que ficam encarregadas por esse trabalho de mudar e mostrar diversos pixels que juntos formam figuras e formas reproduzidas na tela.

Imagem 1 de 5
google - pixels
Reprodução de pixels que formam o nome “Google”

O que é GPU?

Além da troca de cor de cada pixel é preciso um processamento muito rápido para realizar essa ação e é ai que entra o processador da própria placa de vídeo, o GPU (Graphics Processing Unit ou em português, Unidade de Processamento Gráfico).

Imagem 2 de 529 de jul de 2012
GPU da nvidia - Como escolher uma placa de vídeo
Como escolher uma placa de vídeo

A função da memória VRAM em uma placa de vídeo

Para você entender mais sobre o funcionamento da RAM, ou especificamente VRAM, é preciso saber diferenciá-la de memória dedicada e compartilhada.

A memoria VRAM também exerce um papel muito importante na realização do trabalho de uma placa de vídeo, mas lembrando de que não é o único fator importante.

Imagem 3 de 5
Memoria Ram
Memoria RAM

Sabemos que memória vem de tudo que se pode guardar, armazenar, lembrar, etc. Isso não é diferente quando partimos para o lado tecnológico, sendo assim, a VRAM serve para guardar por um tempo o que foi processado e enviado pelo GPU, além disso, é por causa dela que você consegue reproduzir jogos em resoluções Full HD e 4K.

Hoje, podemos dizer que a memória gráfica é importantíssima. Os jogos da atualidade exercem uma pressão maior do que os de geração passada por conta de novos filtros e tecnologias gráficas que aperfeiçoam o visual dos games.

Uma boa dica é efetuar a compra de placas de vídeo com, no mínimo, 4GB de memória, desse modo, você vai está prolongando a troca do hardware por um mais novo.

Largura de banda:

A largura de banda é responsável pelo caminho que os dados enviados pelo GPU irão passar. Então nada adianta ter um clock de GPU altíssimo se o caminho por onde os dados irão passar é pequeno. Por causa disso que você não pode levar em conta só a GPU ou só a memória da placa gráfica, e sim todo o conjunto.

Memória dedicada e compartilhada:

Toda memória dedicada é exclusiva apenas ao processador gráfico e só a placa de vídeo pode usá-la, diferente da compartilhada, na qual o hardware trabalha em conjunto com a memória RAM do computador.

Imagem 4 de 5
Placa de vídeo - Como escolher uma placa de vídeo
Placa de vídeo onboard

Fique de olho também nas conexões

Uma boa placa de vídeo também tem que possuir várias conexões, como HDMI, DVI-I e DisplayPort, . Com tudo isso, totaliza em uma placa muito boa e de bom aproveito para diversos tipos de softwares.

Imagem 5 de 529 de jul de 2012
conexões de uma placa de computador
Placa de vídeo onboard e offboard

Cuidado com a fonte!

Toda placa de vídeo vai exigir uma boa fonte de alimentação, portanto, tenha muito cuidado ao comprá-la, pois se for inferior ao que é exigido pela especificação você pode queimá-la ou pior, perder o computador inteiro. Para você ficar a par do assunto, saiba como escolher a melhor fonte para um PC de jogos.

Escolha a sua

Antes de sair por ai, analise e faça uma pesquisa sobre as melhores marcas de placa de vídeo e o que é preciso para ter um bom desempenho.

A nossa recomendação para rodar a maioria dos jogos da atualidade em Full HD e com texturas no máximo/ultra, são estas: R9 280x e GTX 960.

Imagem 6 de 529 de jul de 2012
placas de video - Como escolher uma placa de vídeo
Como escolher uma boa placa de vídeo

4 Comentários publicados. Comente também!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. Olá. estou em duvida entre duas placas da serie r7 250, as 2 tem 128bit e são do mesmo fabricante, porém uma tem 1gb ddr5 outra tem 2gb ddr3 qual das duas seria melhor para jogos?

    0
    1. Sr.YX

      1GB DDR5 talvez valha mais a pena por usar tecnologia mais atual do que a DDR3!

      0
  2. adorei o artigo valeu em gente

    0
    1. Sr.YX

      Obrigado bruno pelo comentário!

      0