Ynternix

Como escolher um notebook para jogos

Aprenda a escolher um notebook para jogos sabendo quais hardwares são ideais para a reprodução e processamento dos gráficos.

14 8.165
0
Vote neste artigo!
Computador Alien ware
Computador Alien ware

A escolha de um aparelho móvel tem que ser bem planejada. Uma vez que você tiver comprado o aparelho, será muito complicada a troca ou a instalação de novos hardwares. Por isso, pense bem antes de adquirir o seu notebook.

Para lhe ajudar na escolha, fizemos este artigo mostrando quais componentes são necessários em um notebook para jogos.

Processador

Imagem 1 de 507 de nov de 2012
Processador em notebook para games
Processador em notebook para games

Podemos dizer que o processador é a mente de todo o sistema de um computador. Ele que processa milhões de dados em poucos segundos e é responsável pela realização de diversas tarefas.

Por exercer tanto trabalho, o processador é um dos hardwares que possui maior consumo de energia, por tanto, você tem a obrigação de escolher o mais potente e econômico, por isso, recomendamos que saiba qual é o melhor processador – AMD vs Intel.

As duas principais marcas são AMD e Intel, por isso, as melhores linhas de processadores para jogos e trabalho são AMD FX e Intel Core I (I3, I5 E I7), que também são as mais recentes do mercado.

Memória RAM

Memoria Ram

A memória RAM é responsável pelo armazenamento temporário de arquivos que iniciam no ligamento do seu sistema operacional. Ela também encaminha dados de softwares para o processador e o HD, como já explicamos neste artigo: Montar computador de jogos: Memória Ram, HD e SSD

A memória RAM é muito importante na hora de executar aquele jogo que exige maior recurso da máquina. Com pouca memória o computador teria muitos travamentos. Por isso que quanto mais gigabytes, melhor.

Para rodar com sobra qualquer tipo de game, você tem que adquirir um notebook com, no mínimo, 6GB. Segundo pesquisas em diversos fóruns e sites, a maioria dos usuários usa 3GB para realizar ações básicas do Windows, então a melhor opção é uma máquina com 6GB de memória para realizar todas as tarefas e rodar legal o seu jogo.

Outro fator importante é saber se a memória é DDR2 ou DDR3, esta última é a melhor opção e, provavelmente, será a única que vai encontrar, já que DDR2 está em desuso, mas mesmo assim é bom ficar atento.

Disco rígido (HD)

SSD x HD

É no HD que ficam guardadas todas as informações envidas da memória e processadas pela CPU.

Quanto mais espaço em disco você tiver, mais coisas podem ser guardadas em seu notebook. O ideal para uma pessoa que usa apenas a internet é de 250GB, ou até pouco menos. Já para um gamer, acima dos 500GB – Se tiver dinheiro sobrando, recomendamos a compra de um notebook com 1TB.

Mas se você quiser rapidez no carregamento do Windows e de seus jogos, já existe uma nova tecnologia de armazenamento de dados chamada de SSD que promete substituir os HDs. O único problema é que seu preço não é tão em conta como o dos discos rígidos,  mas adiantamos que vale muito apena ter um SSD no seu computador.

Placa de vídeo (onboard)

Placa de vídeo de um notebook para jogos

A placa de vídeo, talvez, seja o item mais importante desta lista e também o que dá mais dor de cabeça ao fazer upgrade do seu notebook.

É esse hardware que fica responsável por toda a “sobrecarga” gráfica durante o jogo. Quanto melhor a placa, maior a qualidade da imagem, mas há algumas diferenças entre placas de vídeo para desktops e para notebooks.

Geralmente os desktops vêm com um chip gráfico já integrado na placa mãe (Chip onboard) que futuramente poderá ser desativado, caso o usuário queira colocar uma placa de vídeo nova. Já em notebooks, essa desativação e implementação não pode ser feita por dois motivos:

  • Existem placas de vídeo que são do tamanho da placa mãe de um notebook.
  • O único local onde poderia ser feito a troca é no chip onboard, mas não é possível, pois ele é soldado e sua retirada implicaria no mau funcionamento da placa mãe.

Então… O que deve ser feito?

Ou você compra um notebook que já venha com chip gráfico pra jogos, ou será preciso trocar toda a placa mãe – O que não é nem um pouco econômico. Conheça as principais diferenças no artigo abaixo:

As melhores marcas de “placas de vídeo” para um notebook

Imagem 2 de 510 de jan de 2013
Notebook para jogos
Notebook para jogos

Entre as melhores marcas, as que mais se destacam são AMD e a NVidia: Como saber a qualidade de uma placa de vídeo.

Coisas adicionais, mas muito importantes

Bateria:

Imagem 3 de 5
Bateria de um notebook para jogos
Bateria de um notebook para jogos

Um bom notebook também precisa de uma bateria que dure muito tempo desconectada da tomada. Geralmente, quanto mais células tiver, mais tempo o notebook pode ser usado, porém, o peso será maior. O ideal é uma bateria Li-ion de 6 a 8 células. Saiba mais no site Blog das baterias:

Conexões de USB e HDMI:

Cabo HDMI - Plus Cable

As conexões são muito importantes também. Opte por um notebook com 3 ou mais portas USB (uma para mouse e outras duas para pen drives e HDs externos) e uma HDMI, caso você queira ver algum vídeo, filme, ou até jogar em uma televisão ou tela maior.

Tela:

tela 14 notebook

O tamanho da tela é muito importante, não pode ser muito grande ou muito pequeno, pois influencia no peso e no transporte do notebook. A melhor opção é de 14 ou 15 polegadas.

Lista final da compra do notebook para jogos:

Agora, é hora de você ir anotando tudo o que foi dito neste artigo para obter o melhor notebook para jogos:

  • Processador: AMD FX ou Intel Core I3, I5 ou I7.
  • Memória RAM: No mínimo 4GB
  • HD: 500GB a 1TB
  • Placa de vídeo: Linhas Geforce GT, Geforce GTX ou ATI Radeon HD
  • Bateria: Li-on de 6 ou 8 células
  • USB: No mínimo 3
  • Driver de CD e porta HDMI: Sim
  • Tela: 14 ou 15 polegadas

Esperamos em ter ajudado você na escolher dos melhores hardwares de um notebook para jogos. Não deixe de ver também a nossa série “Como montar um computador de jogos“.

14 Comentários publicados. Comente também!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.

  1. 0
    1. Sr.YX

      Cara se você tiver dinheiro suficiente para comprar essa máquina compre, claro que esse é melhor do que o outro que você comentou! Agora, não conhecemos a loja e nem sabemos alguma que faça a venda desse notebook, então recomendamos que você pesquise muito em qual irá comprar…

      0
    1. Sr.YX

      Os computadores do AlienWare são um dos melhores do mundo, além do design que é perfeito para gamers. Se você realmente tem dinheiro para comprar, vá em frente, mas lembrando de que com esse preço, você pode montar um descktop ótimo para jogos, com desempenho até melhor do que esse notebook.

      0
  2. Processador grafico: 650M
    Video ram: 2gb ddr5
    Serve para jogos??e boa??

    0
    1. Sr.YX

      Possui um desempenho pouco inferior a GTX 550 TI (Offboard), o que é bom, Levando em conta que é um chip gráfico Onboard. Claro que você não vai conseguir rodar qualquer jogo atual no ultra, ou seja, nas configurações máximas, mas pelo menos com bons gráficos.

      0
  3. Eu gostaria de saber a sua opnião a respeito da tela TOUCHSCREEN do notebook dell novo inspirion 14r, o que você acha a respeito se seria uma boa escolha de um NOT com TOUCH.
    E eu queria saber se existe outros aparelhos com especificações parecidas com o 14r mais sem a tela TOUCH, por que pra min é inutil esse TOUCH

    0
    1. Sr.YX

      Você pode mudar as configurações deste notebook, no link do site que passei a configuração de venda dele está sem o touch screen.

      0
  4. Ola eu estou aqui denovo virei fã né kkk.
    Gostaria de saber qual desses notebooks é o melhor para jogos, estou com duvidas a respeito deles ja vi varios reviews, videos no you tube e mais algo no google, mais sua opnião deve ser legal para min. Aqui estam os notebooks.
    •LG N460
    •DELL XPS-4270
    •DELL NOVO INSPIRION 14R
    •ASUS N46VM-V3081Q
    Se nenhum desses servir você pode me indicar outro ?
    Obrigado !!!

    0
    1. Sr.YX

      Com certeza o Notebook Dell Novo Inspiron 14R. Recomendo um com as mesmas configurações deste link: http://www.tudoemtecnologia.com/2013/03/novo-dell-inspiron-14r.html
      O chip gráfico é melhor do que os dos outros na maioria dos jogos, apesar de ser onboard.

      0
  5. Ola meu caro.
    Gostaria que o senhor coloca-se um artigo de Notebooks bons para jogos mas não tão caros até uma faixa de 2.300 reais, pois pelo o que eu percebi não é apenas eu que quero um artigo sobre esse assunto.
    Desde já agradeço pela sua compreenção.

    0
    1. Sr.YX

      Não é muito fácil encontrar notebooks feitos para games nesta faixa de preço, até mesmo porque em se tratar de um aparelho móvel a placa de vídeo é onboard, como foi dito neste artigo, o que dificulta no desempenho dos jogos.
      Iremos fazer o possível para publicarmos este artigo, mas o preço pode passa um pouco. Obrigado pela sugestão!

      0
  6. meu notebook é positivo processador intel pentium T4500 o HD dele é de 500GB e a memoria ram é de 4 GB e é DDR3 e o total de memoria aproximado é de 265
    então meu notebook serve pra jogar?

    0
    1. Sr.YX

      Infelizmente não! O processador é ruim e não tem placa de vídeo, um ou outro jogo que não utilize muito da máquina até pode rodar, mas será uma batalhar para o seu notebook.

      0