Ynternix

Como escolher o melhor notebook na faixa de 1300 a 1500 reais

Saiba como escolher um bom notebook para realizar as diversas tarefas do dia a dia com melhor preço.

0 5.712
0
Vote neste artigo!
Notebook, escolhendo
Notebook, escolhendo

Se você está com dúvidas ou não entende muito de hardwares e quer urgentemente fazer a compra de um bom notebook sem gastar muito dinheiro, veio ao lugar certo. Não estamos aqui para vender, mas iremos lhe passar todas as informações precisas para a melhor escolha do seu futuro computador portátil.

Processador Intel ou AMD?

Uma pergunta frequente, quanto se fala em processadores, é a marca. Geralmente, essa  dúvida surge quando o vendedor apresenta modelos da Intel e AMD que são concorrentes desta categoria. Abaixo, colocamos um vídeo de desempenho.

Muitos preferem AMD, outros Intel, mas a questão aqui não é a marca e sim o desempenho. Na maioria dos casos, notebooks no valor de 1300 a 1500 vêm com processadores I3 ou I5 (raramente I7); AMD destaca-se Dual Core e Quad Core. Se você quiser se decidir mais rápido na compra, então faça o seguinte:

  • Quad Core é melhor do que Dual Core;
  • I3 e I5 trabalham em Quad Core;
  • O quad Core da AMD é pouco inferior ao do I5, mas bate de frente com o I3 da intel;

A não ser que você queira economizar no bolso e gosta de alguns jogos, nossa recomendação é fazer a compra de processadores Intel,  pois possuem desempenho melhor nas tarefas do Windows.

Quanto deve ser a memória RAM e HD?

Imagem 1 de 1
Corsair RAM 8GB
Corsair RAM

O item que muitas vezes se torna erroneamente o único a ser analisado é a memória RAM. Em notebooks, é mais fácil encontrar de 2GB a 4GB. Esta última opção é a que recomendamos, já que quanto mais memória sobrando, melhor para a realização de multitarefas, evitando assim aqueles travamentos chatos.

A regra para o HD é a praticamente a mesma da memória RAM, quanto mais espaço você tiver para armazenar seus arquivos, melhor. O ideal seria a compra de um com mais de 500 GB.

Sabia a diferença entre Memória RAM e HD aqui

E a questão de SSD ser melhor do que HD?

Imagem 2 de 1
SSD
SSD

SSDs são novos dispositivos de armazenamento que ao invés de usarem partes físicas para escrever dados, usam chips, tornando o desempenho da máquina mais rápida. O problema é que, por ser uma tecnologia nova no mercado, ainda é muito caro, geralmente, encontrado em alguns ultrabooks. Saiba mais sobre esse assunto clique aqui.

Conexões e algumas coisas a mais

Imagem 3 de 121 de mar de 2013
Samsung Series 3
Samsung Series 3 – Conexões

Finalizando nossas recomendações, um notebook tem que ter:

  • Pelo menos 3 portas USB;
  • Uma porta HDMI para transferir a imagem para um monitor maior;
  • Um leitor de CD/DVD;
  • Plug de fone e microfone;
  • Leitor de cartão SD;
  • Uma porta para conectar cabo de rede;
  • Conexão Wi-Fi e se possível bluetooth;

O peso da máquina também tem que ser levado em conta, já que é um aparelho portátil. Talvez você não encontre algo abaixo de 2 quilos, pois já se enquadra em ultrabooks e são mais caros, mas adquira um em torno de 3 quilos.

Quanto à tela, uma de 14 polegadas é o suficiente, pois ocupa menos espaço e o tamanho é agradável na visualização de mídias.

Se você procurar bem poderá achar todas estas especificações no valor de 1300 a 1500 reais. Um bom modelo que se encaixa nas recomendações é o Samsung RV 420 custando em média 1400 reais.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.