Ynternix

Como deixar o computador mais rápido sem programas

Cada vez mais o PC fica lento com o uso no dia a dia, entenda o porquê e aprenda como deixar o computador mais rápido sem o uso de programas.

0 2.345
0
Vote neste artigo!
como deixar o computador mais rápido
como deixar o computador mais rápido

Neste tutorial iremos ensinar a você como deixar o computador mais rápido sem o uso de programas, diferente do artigo anterior, no qual ensinamos o mesmo método, mas com o uso de softwares: Como deixar o computador mais rápido com programas.

Infelizmente, ao passar algum tempo, o computador começa a apresentar travamentos e lentidão ao realizar algum trabalho. Isso se deve por causa que a maioria das coisas que você faz é armazenada, assim como, históricos de sites visitados, dados de programas excluídos, erros no registro, etc.

Para ter um melhor desempenho e remover de vez todo o lixo guardado no seu computador, siga os passos a seguir:

Como deixar o computador mais rápido desfragmentando o disco rígido

A desfragmentação do HD é muito importante para o seu PC, adote o uso desta prática ao menos uma vez por mês. Desse modo, os arquivos armazenados no disco rígido irão ficar mais compactos, com informações mais organizadas e próximas uma das outras, o que reduz muito o tempo de carregamento.

Imagem 1 de 625 de jul de 2013
Desfragmentador - Como deixar o computador mais rápido
Desfragmentador – Como deixar o computador mais rápido

Clique no iniciar e digite “desfr” ou defrag, logo em seguida clique na ferramenta “Desfragmentador de disco”.

Caso o passo anterior não tenha dado certo, aperte Ctrl + E e clique com o botão direito do mouse em cima da “Unidade C:” e vá em “Propriedades”. Clique na aba “Ferramentas”, logo depois, em “Desfragmentar agora”. Quando a ferramenta estiver aberta clique em “Desfragmentar Disco”.

Sempre deixe atualizações ativadas

Outra dica importante para a segurança e melhoria de desempenho do seu computador é sempre checar as novas atualizações. Geralmente o próprio Windows já faz isso automaticamente.

Se o seu computador não está atualizando, abra o Windows Update e clique na opção “Alterar configurações”, ao lado esquerdo. Por último, selecione instalar atualizações automaticamente.

Imagem 2 de 625 de jul de 2013
Atualizacao automatica - Como deixar o computador mais rápido
Atualização automática no Windows 7

Desative efeitos visuais e aumente o desempenho do seu computador

O Windows é cheio de efeitos visuais não tão necessários que podem ser desativados pelo usuário a qualquer momento. Abra o menu iniciar e vá até Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema, clique em “Configurações avançadas do sistema”, ao lado esquerdo. Ao abrir a janela clique no primeiro botão com o nome “Configurações”. Selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”.

Imagem 3 de 6
Efeitos visuais - Como deixar o computador mais rápido
Efeitos visuais – Configurações do Windows 7

Escolhas as configurações de acordo com o seu gosto, faça testes selecionando e aplicando uma por uma, mas lembre de que quanto menos efeitos selecionados, mais rápido será o desempenho da máquina.

Desative programas inicializados com o Windows

Para desativar programas desnecessários na inicialização do Windows, você terá que abrir o executar apertando as teclas Windows + R e depois digitar “Msconfig”. Clique na aba “Inicialização de Programas”. Deixe apenas o seu Antivírus marcado, clique em “OK” e reinicie o computador.

Imagem 4 de 612 de out de 2014
Msconfig
Msconfig

 

Na próxima vez que o PC iniciar irá aparecer uma mensagem, nela selecione “Não mostrar de novo esta mensagem”.

Aumente a memória virtual e deixe o computador mais rápido

Outro método de dar um empurrãozinho no desempenho do computador é aumentar a memória virtual. Para fazer isso, vá até Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema. Em desempenho, clique em configurações > Avançado e em memória virtual clique em alterar.

Imagem 5 de 6
Como aumentar a memoria virtual
Como aumentar a memória virtual

Selecione “Tamanho personalizado” e,em tamanho inicial, coloque o valor de 3000 MB a 4000 MB. Já em tamanho máximo, limite até 5000 MB. Depois de ter colocado os valores, clique em “OK”.

Estes são alguns passos que você pode fazer para deixar o seu computador mais rápido. Recomendamos o download do TuneUp 2014 para limpar o resto do lixo que o seu computado tem armazenado.

O que achou do artigo? Comente!

Se existem dúvidas sobre o assunto do artigo que acabou de ler, deixe seu comentário para que possamos responder o mais breve possível, assim como qualquer acréscimo de informação, agradecimento, crítica ou ponto de vista sobre o tema.